Olá viajante, preparando a próxima viagem e pensando em ter a Patagônia como destino? Então, você está no lugar certo para poder fazer essa viagem inesquecível.
Isso porque no nosso conteúdo de hoje preparamos um guia completo para você, com todas as principais informações sobre a Patagônia. Um destino imperdível e que nem fica tão longe assim do Brasil.
Então, no nosso conteúdo de hoje você vai saber mais sobre:
- Localização e clima da Patagônia;
- Principais pontos turísticos;
- Gastronomia;
- Como ir do Brasil à Patagônia.
Se você vai fazer essa viagem em família ou com algum amigo, já encaminha o conteúdo para eles também ficarem sabendo dessas dicas.
Localização e clima da Patagônia
Certamente, se você está cogitando ir para a Patagônia deve saber que por lá o clima é um dos pontos fortes, com muito frio, muita neve e muito vento.
Por ser a região mais ao sul da América Latina, que engloba dois países, Chile e Argentina, esse local atrai turistas que procuram frio e belas paisagens.
Sim, a Patagônica cobre tanto o sul da Argentina, quanto o sul do Chile. Portanto, para conhecer ela toda, você precisa visitar os dois países.
Na Argentina, a Patagônia é localizada nas províncias de Chubut, Santa Cruz, Rio Negro e Ushuaia. Já a Patagônia chilena fica na região de Magalhães, Antártica, Chile, Aysén e Los Lagos.
Ou seja, para fazer um tour completo e conhecer cada canto da Patagônica, você vai precisar de mais dias de viagem.
Nesse sentido, o que muitos turistas fazem é dividir a viagem entre a cidade de Ushuaia e El Calafate na Argentina e Torres del Paine, no Chile.
Principais pontos turísticos
Como esse conteúdo é um guia completo sobre a Patagônia como um todo, vamos indicar alguns pontos turísticos principais, tanto na parte argentina quanto chilena.
Portanto, você pode visitar:
- Glaciar Perito Moreno;
- Parque Nacional Tierra del Fuego;
- Monte Fitz Roy;
- Torres del Paine.
Olha só os detalhes de cada um desses lugares agora mesmo.
Glaciar Perito Moreno
Em primeiro lugar na lista de pontos turísticos que você precisa conhecer na Patagônia, trouxemos o Glaciar Perito Moreno.
O Glaciar Perito Moreno fica no Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina.
É um lugar de uma beleza indescritível, que só estando lá para sentir mesmo a imponência da natureza.
São quase 75 metros de altura dos glaciares e 30 km quadrados, um dos poucos no mundo que ainda segue se desenvolvendo.
Além da beleza, ao visitar Perito Moreno você pode ter a chance de ver com seus próprios olhos o desprendimento dos blocos de gelo, a famosa ruptura.
Atualmente, existem passeios guiados que permitem que turistas caminhem pelas geleiras, através de passarelas específicas, tudo isso com equipamentos de segurança.
Então, se você quer viver uma experiência para nunca esquecer, essa é a que indicamos.
Parque Nacional Tierra del Fuego
Ainda na Patagônia argentina, você pode aproveitar para conhecer o Parque Tierra del Fuego, na cidade mais ao sul do mundo, Ushuaia.
Ushuaia é uma cidade que fica no arquipélago de Tierra del Fuego, que serve como base para expedições à Antártida.
Se você for à Ushuaia, precisa visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego.
Esse parque é, na verdade, uma reserva natural, criado como uma forma de proteção da vida selvagem e da flora do lugar.
Além disso, o Parque também é muito procurado em virtude das suas trilhas e mirantes em meio à natureza. Portanto, para os amantes de trekking esse é o lugar perfeito para uma caminhada.
Outro ponto é que lá também é um local bem importante para a cultura índigena, porque abriga vestígios das antigas comunidades que viviam no local.
Dessa forma, o Parque Nacional Tierra del Fuego não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.
Monte Fitz Roy
Outro ponto turístico que também fica na Argentina, no Parque Los Glaciares, é o Monte Fitz Roy.
Com uma altitude de quase 3.500 metros, o Monte tem uma paisagem deslumbrante, que encanta qualquer turista.
No entanto, não é só por isso que ele é procurado. O Monte Fitz Roy é também um ponto muito requisitado para o alpinismo, apesar de ser um dos lugares mais difíceis para isso.
Então, se você gosta de esportes radicais, lá é o lugar certo. Agora, se você prefere algo mais leve, pode aproveitar as paisagens naturais fazendo uma caminhada pelas trilhas disponíveis.
Esse é um daqueles lugares que você jamais vai esquecer a visita, porque a beleza é realmente impressionante.
Torres del Paine
Indo para a Patagônia chilena, a sua principal parada pode ser em Torres Del Paine.
Esse também é um parque de reserva natural, com uma das paisagens mais bonitas do Chile e um dos principais pontos turísticos.
O parque leva esse nome em virtude das grandes montanhas que compõem os cenários naturais do lugar, junto com os lagos cristalinos que também são bem conhecidos.
Lá existem diversos circuitos de trilhas para você fazer, que possibilitam explorar toda a beleza e abundância do parque da melhor forma possível.
Você pode se interessar por: Como ver a neve no Chile? Um guia completo para conhecer o país no inverno.
Gastronomia
Certamente, se tem algo que você vai amar na Patagônia, tanto chilena quanto argentina, é a gastronomia.
Por serem lugares que costumam ser bem frios, a gastronomia por lá é muito voltada para pratos que aqueçam os turistas depois de passeios gelados.
Portanto, você vai poder aproveitar deliciosas carnes, frutos-do-mar, sopas e massas. É claro, sempre acompanhado de um bom vinho, que não falta por lá.
No Ushuaia um restaurante bastante recomendado é o Le Martial, que abre todos os dias para jantar. Além da ótima comida, você também aproveita o ambiente maravilhoso.
E agora é uma ótima época para viajar à Argentina, porque você consegue conhecer bons restaurantes por preços bem bacanas.
Já na parte do Chile, você pode conhecer o restaurante Los Pioneiros, que também é bem famoso. Ele fica na cidade de Puerto Natales, a mais próxima de Torres Del Paine, que falamos ontem.
Com certeza opções de boas comidas não vão faltar na sua viagem, esse é um dos pontos fortes dessas regiões.
Então, pode esquecer da dieta nesses dias de passeios.
Como ir do Brasil à Patagônia
Atualmente, você pode conhecer a Patagônia tanto de avião quanto de carro, ou melhor, ainda, de ônibus.
De acordo com o que já falamos ao longo desse texto, a Patagônia é sinônimo de paisagens incríveis. Portanto, nós acreditamos que o melhor jeito de aproveitar tudo isso é fazendo uma viagem terrestre.
Agora, se você não quer ter a tarefa de dirigir até lá, pode ser um desafio bem grande, pois são estradas desconhecidas, sempre tem a opção de viajar de ônibus.
Existem roteiros saindo das principais cidades do Brasil com destino ao Chile ou à Argentina, com cidades que levam à Patagônia.
Dessa forma, você poderá viajar com muito mais facilidade, conforto e segurança, gastando muito menos também.
Se você quer saber como fazer isso, entre em contato com a nossa equipe que a gente ajuda você a organizar esse roteiro.
A Mega Tour é uma agência de viagens rodoviárias especializada em destinos turísticos na América Latina.
Estamos esperando você, viajante.
Confira outros conteúdos: